Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta - 8H às 12H e 14H às 18H
  Contato : +55-83-3063-2272

Otoplastia

Melhorando a sua aparência com a cirurgia da orelha. Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.

Faixa etária

Sempre realizada por especialista da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, havendo as opções de anestesia local e sedação, que é indicada na maioria dos casos ou anestesia geral, principalmente em crianças ou técnicas de reconstrução da orelha.

Tempo de internamento

O paciente poderá ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte ao da cirurgia.

Recomendações pré-operatórias

  1. Comunicar-se com o seu médico até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc;
  2. Obedecer ao horário estabelecido para internação;
  3. Manter-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes;
  4. Lavar os cabelos na vésperas;
  5. Para quem tiver cabelos compridos, não deverão ser cortados e sim mantidos até um período após à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo, nos primeiros dias.

Recomendações pós-operatórias

  1. Evitar sol, friagem, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias;
  2. Comparecer ao consultório para controle pós-operatório, nos dias indicados pela enfermeira;
  3. Obedecer à prescrição médica;
  4. Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc 4 a 5 dias após a cirurgia;
  5. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovoe ) e vitaminas (frutas).

A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes

A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ter boa qualidade, mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.

Qual o tipo de anestesia

Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).

Qual o período de internação

Meio período a 1 dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.

Quanto tempo demora o ato clrúrgico

Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Há perigo nesta operação

O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do cotidiano, os quais estamos acostumados a enfrentar. As complicações são raras neste procedimento, podemos citar: hematomas, infecção, alterações cicatrizais: deiscência, hipertrofia.

Há dor no pós-operatório

Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

Como é o curativo

Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo "ballet"ou "tenis".

Quando são retirados os pontos? Há dor

Em torno do 8º dia. Não existe dor na retirada. Poderá ser utilizada sutura absorvível.

Em quanto tempo atingir-se-á o resultado definitivo

Assim que retiramos o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo e com mínimo edema residual.

Não há o risco de "voltar o problema do abano" após a cirurgia

Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.

Fale conosco agora